Para quem preferir a entrevista transcrita, segue abaixo:<\/strong><\/address>\nCristiano:<\/strong>\u00a0Temos aqui o Dr. Geral E. Hills ele \u00e9 um dos pioneiros na disciplina de Marketing Empreendedor, j\u00e1 escreveu e editou mais de 100 artigos sobre empreendedorismo e 25 livros, foi o cofundador e primeiro presidente da Associa\u00e7\u00e3o Americana para Pequenas Empresas e Empreendedorismo e presidente do Conselho Internacional para Pequenas Empresas.<\/p>\nCristiano:<\/strong>\u00a0Muito obrigado por ter esta oportunidade de conversar com voc\u00ea Sr. Hills.<\/p>\n\u00a0Dr. Hills:<\/strong>\u00a0O prazer \u00e9 meu.<\/p>\nCristiano:<\/strong>\u00a0Eu vou come\u00e7ar pelo in\u00edcio: O que \u00e9 Marketing?<\/p>\nDr. Hills:<\/strong>\u00a0O marketing tradicional, quando eu uso a palavra \u201ctradicional\u201d, me refiro a pr\u00e1ticas de marketing utilizadas em grandes empresas e tipicamente, como voc\u00eas todos sabem, os livros de \u201cintrodu\u00e7\u00e3o ao marketing\u201d, tendem a come\u00e7ar com produtos e servi\u00e7os e depois encontrar maneiras de utilizar os \u201c4 Ps\u201dou \u201c5 Ps\u201d ou outros tantos \u201cPs\u201d\u00a0 do marketing,\u00a0 e tentam focar nestes tantos \u201cPs\u201d como \u201cPre\u00e7o\u201d, \u201cPromo\u00e7\u00e3o\u201d e assim por diante. Tipicamente, grandes empresas pelo fato de n\u00e3o estarem pr\u00f3ximas de seus clientes elas se aproximam atrav\u00e9s de pesquisas formais e se voc\u00ea olhar para o Marketing Empreendedor , se eu puder pular um pouco para o Marketing Empreendedor?<\/p>\nCristiano:<\/strong>\u00a0Com certeza.<\/p>\nDr. Hills:<\/strong>\u00a0 \u00c9 realmente uma cole\u00e7\u00e3o de singularidades, e quando voc\u00ea adiciona todas estas singularidades, se torna muito importante para novos neg\u00f3cios, novos empreendimentos, pequenas e medias empresas ao redor do mundo e penso que o \u201ccora\u00e7\u00e3o\u201d do Marketing Empreendedor \u00e9 \u201coportunidade\u201d – em primeiro lugar, n\u00e3o h\u00e1 nada mais importante que \u201cperceber a oportunidade\u201d, no marketing tradicional as pessoas \u00a0tipicamente tem negligenciado a import\u00e2ncia\u00a0 de \u201cidentificar\u201d, de alguma \u00a0maneira tentar \u201cperceber\u201d, \u201csentir\u201d que existe uma oportunidade.<\/p>\nN\u00e3o \u00e9 apenas uma quest\u00e3o de perceber quais s\u00e3o as necessidades, em termos de uma defini\u00e7\u00e3o formal de necessidades, mas realmente tem que tentar levar o produto ao cliente, ser flex\u00edvel, engajar-se em vender,\u00a0 voc\u00ea sabe, as universidades e seus cursos de marketing tipicamente n\u00e3o tem disciplinas de vendas e \u201cvenda pessoal\u201d \u00e9 muito importante para a maioria das pequenas e m\u00e9dias empresas, novos neg\u00f3cios e empreendedores – e\u00a0 o marketing empreendedor tamb\u00e9m foca em relacionamentos e \u201cnetworking\u201d e ainda em pesquisas informais, pesquisas informais de marketing , n\u00e3o necessariamente investindo muito tempo e dinheiro em pesquisas formais de marketing, mas sim \u201cimergindo\u201d no mercado, \u201cpulando em cima\u201d,\u00a0 os empreendedores imergem a si pr\u00f3prios no mercado, colhendo \u201cfeedback\u201d dia-a-dia, buscando em muitos casos a \u201cco-cria\u00e7\u00e3o\u201d de produtos e servi\u00e7os, n\u00e3o somente com a ideia de ter um produto ou servi\u00e7o e depois de alguma maneira vender para os clientes como fazem as grandes empresas, mas sim, desde os est\u00e1gios iniciais, trabalhar em conjunto com os clientes e tornar essas a\u00e7\u00f5es frut\u00edferas para todos os envolvidos.<\/p>\n
E com certeza criatividade, \u00a0eu penso que o modo como o marketing tradicional \u00e9 ensinado nas \u00faltimas d\u00e9cadas, tende a ser orientado para o planejamento estrat\u00e9gico ao inv\u00e9s de identifica\u00e7\u00e3o de oportunidades e o lado intuitivo do Marketing Empreendedor, o lado criativo do Marketing Empreendedor \u2013 me desculpe por \u201cdivagar\u201d \u2013<\/p>\n
Cristiano:<\/strong>\u00a0sem problemas\u2026<\/p>\nDr. Hills:<\/strong>\u00a0Mas quando voc\u00ea coloca junto todas essas singularidades juntas,\u00a0 \u00e9 o que hoje n\u00f3s chamamos de \u201cMarketing Empreendedor\u201d.<\/p>\nCristiano:<\/strong>\u00a0Voc\u00ea pode nos dar alguns exemplos de como empreendedores dirigindo pequenas empresas podem utilizar esse diferente tipo de marketing, o Marketing Empreendedor?<\/p>\nDr. Hills:<\/strong>\u00a0A principal diferen\u00e7a \u00e9 trabalhar diretamente com os consumidores, constantemente comunicar-se com o cliente, comunicar-se constantemente com potenciais consumidores, construir relacionamentos ativamente, sistematicamente, estabelecendo \u201cnetworks\u201d, buscando \u201cnetworks\u201d, colocar-se em posi\u00e7\u00e3o de receber informa\u00e7\u00e3o, orienta\u00e7\u00e3o para a\u00e7\u00e3o para criar, n\u00e3o ficar planejando por meses e meses ou anos, mas mover-se r\u00e1pido antes que o mercado mude. \u00c9 um mundo diferente ao de vinte anos atr\u00e1s, at\u00e9 mesmo o mundo de dez anos atr\u00e1s – como voc\u00ea sabe, vivemos em um ambiente de r\u00e1pidas mudan\u00e7as, a tecnologia est\u00e1 revolucionando a maneira como n\u00f3s pensamos, a maneira como n\u00f3s\u00a0 fazemos as coisas e a abordagem de planejamento de marketing tradicional tem suas limita\u00e7\u00f5es neste tipo de ambiente e essa \u00e9 uma das raz\u00f5es pelas quais n\u00f3s temos o Marketing Empreendedor.<\/p>\nCristiano:<\/strong>\u00a0Sr. Hills, muito obrigado por seu tempo, seu conhecimento e espero nos encontrarmos em breve.<\/p>\nDr. Hills:<\/strong>\u00a0Foi um prazer conhec\u00ea-lo e espero que possamos continuar nos comunicando e talvez voc\u00ea se torne parte da minha\u00a0 \u201cnetwork\u201d (rede de contatos).<\/p>\nCristiano:<\/strong>\u00a0Porque n\u00e3o? Muito obrigado!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Neste post trago\u00a0para voc\u00eas a entrevista que fiz com o Professor Gerald E. Hills, um dos “Pais” do\u00a0Marketing Empreendedor. Mister Hills, como \u00e9 chamado por seus colegas, \u00e9 um \u00edcone na hist\u00f3ria do Marketing Empreendedor e um dos pais desta…<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":3963,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_mi_skip_tracking":false},"categories":[105,104,107],"tags":[102,101,100],"yoast_head":"\n
Cristiano Machado - Entrevista com um dos "Pais" do Marketing Empreendedor<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n